André Maia é o primeiro gestor a pagar mês de janeiro do funcionalismo público no Acre
- Assessoria
- 25 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

O prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD) autorizou na ultima sexta-feira (20) o encaminhamento dos vencimentos dos servidores públicos do município ao banco que liberou os pagamentos no sábado (21). Maia havia prometido na segunda semana que assumiu a prefeitura que honraria o mês de janeiro antecipadamente devido o atraso do salário de dezembro pela gestão anterior. A medida coloca a administração como a primeira em todo o Estado a pagar o funcionalismo municipal.
Depois que o setor de finanças repassou os dados para o prefeito aprovar a contabilidade e autorizar o encaminhamento dos recursos ao banco. Na sexta os procedimentos foram realizados e os servidores no dia seguinte já puderam sacar seus salários.
De acordo com o prefeito depois de esclarecer que a gestão anterior não deixou recursos para pagar os servidores da educação e a administração do município por ter priorizado fornecedores, sua gestão realizou todos os levantamentos financeiros e viu que daria para somente pagar os meses de janeiro e dezembro dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, pois havia recursos suficientes em conta para esta categoria.
“Os recursos dos servidores da Secretaria de Educação não deram para pagar o mês em atraso pela gestão que sucedemos ter usado o dinheiro do Fundeb principalmente no pagamento de fornecedores. Queria muito ter pago logo esse recurso aos nossos queridos funcionários da educação, mas o dinheiro dos repasses não são suficientes, e por isso, pagamos somente o mês de janeiro como havia me comprometido. Vamos agora estudar em quantas parcelas liquidaremos este pagamento da educação referente ao mês de dezembro que assumi o compromisso em pagar”, disse Maia.
O secretário de Finanças, Deusdete Cruz informou que todo o levantamento financeiro vem sendo realizado para garantir o pagamento do mês de dezembro aos servidores da educação. “Pegamos esse problema deixado pela antiga gestão que ainda teve a ousadia de encaminhar documento ao Tribunal de Contas do Estado informando que havia pagado os servidores, sem ao menos ter feito o empenho e muito menos mandado a folha de pagamento de dezembro ao banco. Mas o prefeito André pediu e estamos analisando rapidamente a melhor forma de pagar o mês de dezembro do funcionalismo”, explicou Cruz.
Para André o pagamento do dia 21 foi honrado e agora pede paciência aos servidores da educação que o salário de dezembro será pago. “Vamos pagar e podem ficar tranquilos. Foi uma situação que não temos a menor culpa, a população e os servidores, espero que entendam, iremos honrar também este pagamento”, afirmou o prefeito.
Comments