top of page

Adolescente quinariense de 16 anos que foi aprovado para engenharia civil da UFAC fala um pouco sobr

  • Foto do escritor: Gilberto Moura
    Gilberto Moura
  • 31 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Célio Clayson Souza de Araújo

O jovem Célio Clayson Souza de Araújo de 16 anos deve ser considerado o orgulho de Senador Guiomard devido sua aprovação para engenharia civil na Universidade Federal do Acre. Ele estudou o primeiro ano do ensino médio na escola 15 de junho e o segundo e terceiro ano na escola Lourival Pinho em Rio Branco, concluindo o nível médio em 2016. Segundo ele foi a primeira vez que fez o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM para buscar uma vaga no sistema federal de ensino.

Como tem sido sua rotina escolar?

No momento estou de férias, mas enquanto estudava para o Enem estava cursando o ultimo ano do Ensino médio pela manhã, durante a tarde fazia Pré-Enem na Instituição de Ensino Ideal, além de revisar assuntos, assistir algumas vídeo aulas, e, também, de resolver exercícios nas noites livres.

Você se considera estudioso? Qual o conselho que você daria para quem não foi aprovado?

Sim, me considero. Não desistam, a bíblia diz que a tempo pra tudo na de baixo dos céus. Por exemplo, eu fui aprovado pro curso de Engenharia Civil, mas meu sonho é cursar Medicina. Então vou continuar estudando pra tentar novamente.

Quais matérias que você sempre gostou na escola?

Resumidamente tenho maior afinidade por Matemática, Química e Biologia.

O jovem Célio Clayson Souza de Araújo com sua familia.

Como pretende se manter na faculdade?

Bem, há pouco tempo fui aprovado para o cargo de Assistente Administrativo pela Eletroacre como Menor Aprendiz, caso consiga conciliar ambos, a faculdade e o menor aprendiz, será essa uma das válvulas de escape, se não tiver como conciliar ou mesmo se tivesse contaria com a ajuda da minha mãe, além do que, a UFAC disponibiliza algumas bolsas auxílios.

Você sempre foi tido como uma criança comunicativa. Permanece? Fez teatro se não me engano. Como foi sempre ser estudioso e comunicativo?

Permaneço comunicativo sim.

Sim, participei da oficina de teatro ministrada pela professora Acricia Domingos.

Acredito que existem mais pontos positivos do que negativos, uma vez que tais qualidades podem abrir inúmeras portas, do que vai desde a construir relacionamentos, até conseguir um emprego, digamos assim. Portanto, foram e são de suma importância, principalmente no que diz respeito a ser estudioso, que corresponde a esforço e dedicação e não a inteligência.

Considerações finais.

Assim, eu sou grato em primeiro lugar a Deus, pois ele é quem tem me dado vida, saúde e graça pra correr atrás dos meus sonhos. Sou grato também pelo ex-prefeito James Gomes e pela sua irmã Ex-secretária de saúde, Rosana Pereira, pois quando chegamos aqui em Senador Guiomard, minha família, eles nos ajudaram bastante, sempre a prontidão para nos auxiliar no que estava aos vossos alcances. Foi por meio do convênio com a Prefeitura Municipal que consegui uma bolsa pra estudar na Escola Modelo, pela qual, também, devo inúmeros agradecimentos à gestão, coordenação, diretoria, e em especial ao corpo discente que muito contribuíram no meu aprendizado. Grato ao corpo discente da Escola Lourival Pinho e à Instituição de Ensino Ideal Pré-Enem. E os meus mais sinceros agradecimentos a minha família, em especial a minha mãe, Valcicleia, e ao meu Líder de Célula, Daniel Douglas, que sempre me apoiaram, me incentivaram e me deram forças e auxílio para correr atrás dos meus sonhos.


 
 
 

Comments


bottom of page