Cleilton Nogueira (PR) cobra melhorias no Hospital do Quinari
- Assessoria
- 6 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

O vereador Cleilton Nogueira (PP) reivindicou no fim de semana melhorias no atendimento do Hospital Geral Doutor Ary Rodrigues localizado no município, tendo este procurado o atendimento e detectado falhas.
“O hospital do Quinari está uma calamidade pública, nem médico tem e nem profissionais dispostos a tirar um ponto se quer, levei uma amiga 2 dias consecutivos para retirada de alguns pontos de corte que ela pegou no pé e as pessoas que são agentes públicos que eram pra fazerem esses serviços não o fazem e diga se de passagem que lá no mural do hospital tem um informativo comunicando que, curativos e pontos de ferimentos só são realizados na parte da nos sábados e domingos e nos feriados e nos demais dias o cidadão deve procurar os postos municipais, até ai tudo bem, mais nem o que estar no informativo eles cumprem, isso é uma vergonha", diz o vereador Cleilton através das redes sociais.
O vereador pede que o governo ofereça melhorias no atendimento em saúde no município. Questiona que o servidor deve dentre outras atribuições, atender bem a população.
O parlamentar ainda relata a cerca de um cartaz constante no mural da instituição de saúde que oferece questionamentos sobre as responsabilidades do estado e município no que tange a atenção básica e na saúde de alta de complexidade.
Qual o papel do estado e do município na saúde?
Estados
É papel dos governos estaduais criar suas próprias políticas de saúde e ajudar na execução das políticas nacionais aplicando recursos próprios (mínimo de 12% de sua receita) além dos repassados pela União. Os Estados também repassam verbas aos municípios. Além disso, os estados coordenam sua rede de laboratórios e hemocentros, definem os hospitais de referência e gerenciam os locais de atendimentos complexos da região.
Municípios
É dever do município garantir os serviços de atenção básica à saúde e prestar serviços em sua localidade, com a parceria dos governos estadual e federal. As prefeituras também criam políticas de saúde e colaboram com a aplicação das políticas nacionais e estaduais, aplicando recursos próprios (mínimo de 15% de sua receita) e os repassados pela União e pelo estado. Igualmente os municípios devem organizar e controlar os laboratórios e hemocentros. Os serviços de saúde da cidade também são administrados pelos municípios, mesmo aqueles mais complexos.
Comments